sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Curiosidades! - Água e alcoolemia

Muita gente acredita que alguns líquidos, como refrigerante, suco ou água podem "tirar" o álcool do organismo, mas isso não é verdade!
O que acontece é que a água irá reidratar o organismo, que desidratou por causa da inibição do hormônio ADH causada pela ingestão de álcool, como já fora dito em outro post. Então, a água não irá eliminar o álcool do organismo e nem acelerar esse processo, ela apenas reidratará o organismo, o que diminuirá a sensação de embriaguez!

Sendo assim, que tal calcular o nível de alcoolemia?
Antes, vale lembrar que "alcoolemia" é a quantidade de álcool no sangue.Então vamos lá: Existe uma fórmula capaz de estimar a quantidade de álcool presente no nosso sangue, mas antes precisamos saber a porcentagem de álcool e a bebida ingerida.

A
fórmula é a seguinte:

- Os valores 0,7 e 0,6 são coeficientes para homens e mulheres, respectivamente, em jejum.
- Para a ingestão de álcool pós-refeição o coeficiente é 1,1.
- O resultado será dado em (mg/mL).
- Para saber a quantidade (em gramas) de álcool presente na bebida, basta multiplicar a quantidade (em mL) da dose com a porcentagem alcoólica da bebida (escrita na embalagem).

Também é interessante saber uma
estimativa do tempo necessário para que a quantidade de álcool ingerida seja absorvida e metabolizada. Então aí vai um gráfico que elucida o tempo necessário para absorção em relação à concentração de álcool no sangue:

Legenda:


Nota-se que o auge da absorção de álcool acontece em torno de 30 a 40 minutos após a ingestão. Passado esse período, a absorção e metabolização do álcool ficam lentas, e essa é a hora de diminuir a ingestão.

Com tantas informações novas, não há mais motivos para "beber até cair", "encher o saco" do amigo que vai cuidar de você e, muito menos, pegar o volante! Portanto, vamos ser responsáveis na hora de beber para evitar situações constrangedoras e acidentes, e lembre-se sempre:

SE BEBER NÃO DIRIJA!



Referências bibliográficas:
- Fórmula e legenda retirados de: