domingo, 9 de outubro de 2011

Medicações e interação com o álcool


A combinação de remédios e álcool é altamente perigosa e pode até levar a morte, mas várias pessoas parecem ignorar o verdadeiro perigo dessa mistura. Mas afinal, de que maneira essa interação acontece?

O álcool pode interagir de três maneiras com os medicamentos:

1. Potencializando o efeito do medicamento, e isso ocorre quando as enzimas que degradam o álcool são as mesmas que degradam o remédio. Nesse caso, o remédio demora mais para ser metabolizado e permanece durante mais tempo que o ideal no organismo. Um exemplo dessa interação é quando o álcool potencializa o efeito sedativo de medicamentos que atuam no sistema nervoso central, provocando casos de intoxicação.

2. Diminuindo ou anulando o efeito do medicamento, tal situação ocorre com pessoas que bebem frequentemente e por isso possuem muitas enzimas que degradam o álcool. Quando o medicamento chega ao organismo, ele é metabolizado mais rapidamente do que deveria por causa desse excesso de enzimas, isso faz com que seu efeito dure menos tempo que o necessário.

3. Há casos também em que o remédio retarda a metabolização do álcool, inibindo as enzimas necessárias para sua metabolização. Nesses casos, o álcool permanece muito tempo no organismo, podendo causar lesões no fígado.

Lista de remédios e consequencias da sua interação com o álcool:

- Analgésicos, antitérmicos ou antiinflamatórios: pode causar problemas no estômago
- Antidepressivos: pode aumentar a pressão arterial e diminuir o efeito
- Antibióticos: pode provocar vômitos, dor de cabeça e até convulsão
- Antidiabéticos: pode desencadear hipoglicemia (queda de açúcar no sangue) severa
- Medicamentos cardiovasculares: pode causar vertigens e desfalecimento
(Retirado de: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/10/alcool-e-combinacao-de-remedios-pode-alterar-efeito-de-medicamentos.html)

Enfim, o álcool não combina com nenhum tipo de medicamento, essa mistura pode trazer danos irreparáveis ao organismo, portanto, deve se evitar ao máximo essa combinação perigosa.

Bibliografia

http://www.mdsaude.com/2008/12/lccol-x-remdios.html
http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/v4n12_interacoes_medicamentosas.pdf
http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/10/alcool-e-combinacao-de-remedios-pode-alterar-efeito-de-medicamentos.html
http://www.mastermed.com.br/miolo.php?tit=informativo&ext=inf6