sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Álcool X Glicose

A glicose é considerada a mais importante fonte de energia para o nosso corpo, além de atuar como intermediário nas reações metabólicas e ser produto da fotossíntese.
O cérebro, como exemplo, utiliza em grande parte a glicose como fonte de energia.
Todo carboidrato ingerido é transformado em glicose em nosso corpo, onde a energia das moléculas de carbono passam para o ATP. Se um indivíduo apresentar níveis de glicose acima do normal,diz- se que está hiperglicêmico, porém se os índices estiverem abaixo do normal, encontra-se hipoglicêmico.
O álcool pode ser um dos causadores da hipoglicemia por ser bastante energético,levando a perda de apetite. O nosso corpo não armazena essa energia e tampouco a utiliza para realizar suas funções metabólicas.
Explicando o processo de maneira mais aprofundada temos que o álcool etílico(que é o principal componente das bebidas alcoólicas)é metabolizado no fígado por duas reações de oxidação.Em cada reação,elétrons são doados ao NAD+ aumentando a concentração de NADH no citosol. O aumento de NADH gera uma redução do piruvato em lactato, e do oxaloacetato em malato, sendo estes compostos intermediários da gliconeogênese. Com isso o aumento de NADH mediado pelo etanol gera um desvio nos intermediários da gliconeogênese, que prosseguem para outros caminhos, reduzindo a síntese de glicose.
Com isso tem se a hipoglicemia,principalmente em indivíduos com pouco glicogênio hepático,sendo este a primeira reserva de glicose que o organismo recorre na defesa contra a hipoglicemia.Por isso indivíduos em jejum produzem muitos dos efeitos da hipoglicemia,como:agitação,julgamento diminuído,perda da coordenação motora e agressividade.
















Quando um indivíduo ingere uma alta quantidade de bebidas alcóolicas, administra-se glicose para que esta seja fonte de energia para o organismo cumprir suas funções vitais, visto que ele está impossibilitado de obter energia através da ingestão e da gliconeogênese.
Por isso evite o descontrole na ingestão de bebidas alcoólicas principalmente em jejum e não sofra da famosa "ressaca moral" no dia seguinte.





Referências:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Glic%C3%B3lise
http://cursinhosinapse.blogspot.com/2010/09/importancia-da-glicose.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gliconeog%C3%AAnese

A história do álcool

Bom, hoje vou falar um pouco sobre a história do álcool.

Não se sabe com exatidão em que período o álcool foi descoberto e passou a ser ingerido como bebida alcoólica pelos seres humanos. Algumas pessoas dizem que seu consumo começou no período Neolítico, por volta do ano 10.000 aC, enquanto outras dizem que começou por volta do ano 6000 aC. O que se sabe é que a primeira bebida alcoólica a ser produzida e/ou ingerida por um humano foi o  vinho ou a cerveja e que isso se deu pelo processo de fermentação, que fez com que essas primeiras bebidas tivessem um baixo teor alcoólico. "Com o advento do processo de destilação, introduzido na Europa pelos árabes na Idade Média, surgiram novos tipos de bebidas alcoólicas". (http://www.virtual.epm.br/material/tis/curr-bio/trab99/alcool/hist.htm)

Foto de uma escultura do deus Dionísio
Durante a Idade Média a população de diversos lugares do mundo fazia a ingestão de álcool com propósitos diferentes. Por exemplo, na Grécia Antiga havia várias histórias mitológicas onde bebidas alcoólicas eram tomadas, tanto que um dos deuses venerados pela população da época era o Dionísio, deus do vinho, e então o vinho passou a fazer parte das comemorações sociais e religiosas daquela população. Já os egípcios acreditavam que as bebidas alcoólicas poderiam ser usadas como medicamentos.




"Com a Revolução Industrial, a bebida passou a ser produzida em série, o que aumentou consideravelmente o número de consumidores e, por conseqüencia, os problemas sociais causados pelo abuso do álcool." (http://saude.terra.com.br/interna/0,,OI146769-EI1512,00-Historia+do+alcool.htm)




No fim das contas o que ocorreu em comum em todas as culturas do mundo é que, com o tempo, o consumo abusivo de álcool passou a ser considerado uma conduta imoral e às vezes até mesmo motivo de prisão.